Serra do Cipó
A Serra do Cipó abriga um parque nacional e é uma região muito procurada para a prática de atividades ao ar livre, com diversas trilhas e travessias de vários dias. O Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1984, com uma área total de 33.800 hectares, com o principal objetivo de preservar a vasta riqueza natural que a região abriga. A unidade protege hoje diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção. O título de "Jardim do Brasil" dado pelo paisagista Burle Marx à Serra do Cipó, em 1950, faz jus a um dos conjuntos naturais mais exuberantes do planeta. A região encanta há séculos viajantes, naturalistas, os atuais turistas e seus moradores, que a redescobrem cotidianamente e tomam consciência de sua singularidade. A topografia acidentada e a grande quantidade de nascentes formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas de excepcional beleza natural. Com altitudes que variam entre 700 e 1.670 metros de altitude, a Serra do Cipó localiza-se na porção sul da Serra do Espinhaço, importante divisor de duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do Rio Doce. Nenhum atributo caracteriza melhor a Serra do Cipó do que a sua diversidade, que começa em sua geologia com uma grande variedade de rochas-calcárias, quartzitos, granitos e variedades de solos. O local conta com uma das floras mais diversas do planeta, com um altíssimo grau de endemismo, um dos maiores do mundo, e com mais de 1.700 espécies já registradas.
Na Serra do Cipó fazemos a etapa "Ouro" do programa Duke of Edinburgh’s International Award, destinado à jovens de 14 a 25 anos. O programa compreende uma série de atividades voluntárias que encorajam descobrimento e crescimento pessoal, auto confiança, perseverança, responsabilidade com si mesmo e os outros e serviço à comunidade.
O Duke of Edinburgh’s International Award é dividido em 3 etapas - Bronze, Prata e Ouro. Cada etapa tem duas fases - a de treino e a que qualifica o participante a passar para a próxima fase. Uma das atividades propostas em cada fase é uma expedição de dois ou mais dias, acampando pelo caminho. Os alunos lidam com mochilas pesadas, caminhadas longas (6 a 8 horas por dia), habilidades de acampamento (barracas, fogareiros, etc.), navegação com mapa e bússola, liderança, espírito de equipe, entre outras competências. É um programa experiencial, onde a vivência e seus aprendizados é o que conta. A etapa “Ouro" consiste em 4 dias caminhando e 3 noites acampando.
Navegação
Destinos